Cuidados para cabelos encaracolados

domingo, 15 de maio de 2016

 Ler em Português      Read in English


Olá meus queridos, tudo bem convosco? :)

Hoje vou falar-vos sobre os cuidados que tenho com os meus caracóis. Se me seguem noutras redes sociais sabem que fiz um alisamento progressivo recentemente (o segundo), mas, apesar disso, tenho bastante experiência com os meus caracóis rebeldes.

Não é nada fácil! Os caracóis podem dar cabo da nossa paciência, no entanto, se gostas deste tipo de cabelo, tens de encontrar os produtos certos. Quando eu digo "produtos certos" não me refiro aos mais caros, mas sim aos que funcionam contigo.

esquerda - 2 anos antes do alisamento | direita - depois do alisamento passar

Quando era mais nova, o meu cabelo era um grande problema. Era teimoso, rebelde e frizzado. Experimentei vários produtos, mas só a espuma é que me ajudava. Secava-me o cabelo, mas era a única coisa que controlava o frizz e o volume (que era muito, como podem ver na foto da esquerda). Hoje em dia, depois do alisamento, o meu cabelo já é diferente: é mais disciplinado e os caracóis são mais abertos/largos. Eu sei que muitas vão dizer que adoravam os meus caracóis, mas pessoalmente gosto muito mais do resultado actual. A minha cara estreita já não desaparece no meio de tanto volume.

Há uma série de cuidados que devemos ter, independentemente se temos caracóis largos ou pequeninos. Há características que todas partilhamos e é com base nisso que hoje partilho as minhas dicas.


- Champô e condicionador adequados:

Champôs e condicionadores utilizados por mim e aprovados

Esquece os champôs e condicionadores para cabelos lisos e que sejam pouco hidratantes. Precisas de algo que seja adequado ao teu tipo de cabelo. Podes usar champô e condicionador para cabelo encaracolado, mas também podes optar por produtos para cabelo seco. O essencial é usares algo que proporcione uma boa hidratação.

Tens pontas secas mas raiz oleosa? Podes utilizar dois tipos de champô: na raiz lavas com um produto para cabelos oleosos e nas pontas lavas com um champô hidratante. Eu sofro com este problema e esta dica ajudou-me bastante.

Os produtos da Pantene e da Elvive são as minhas gamas de supermercado favoritas.
Os champôs e condicionadores das gamas Dex 5 (review) e Estilo Afro Hair (review) da Embelleze, em termos de preço, são ligeiramente superiores aos de supermercado mas inferiores aos de cabeleireiro. Gosto especialmente da gama dedicada aos caracóis, que me deixa o cabelo macio e com um cheiro fantástico.
Por fim, o meu favorito de todos os tempos: o Absolute Repair da L'oréal expert. Tanto este como o Intense Repair são fantásticos. Têm um preço mais elevado, mas a qualidade é inegável.


- Uso de máscara frequente:
Máscaras utilizadas e aprovadas por mim

A máscara é essencial para todos os cabelos, mas em especial para os cabelos encaracolados. Devemos aplicar uma vez por semana ou, quando os cabelos estão muito secos, duas vezes, até que os mesmos recuperem. Geralmente intervalo entre máscaras de hidratação, nutrição e reparação, sendo que esta última aplico com menos frequência.
Existe um esquema chamado cronograma capilar que te ensina a aplicar estes três tipos de máscara, no entanto, como nunca utilizei, não te sei dar muitos detalhes sobre a sua eficácia. É algo que é muito utilizado pelas meninas brasileiras, mas cá em Portugal ainda se fala pouco.

As máscaras que mostro na imagem (Elvive Óleo Extraordinário, Absolut Repair da L'oréal expert e Novex Óleo de Argan) são as que utilizo frequentemente. Para além destas, gosto muito da máscara Novex Queratina Brasileira para reparação.


- Usar creme de pentear e sérum sempre que se lava o cabelo:

As minhas escolhas de cremes para pentear e séruns.

Os cremes de pentear ou os modeladores vão ser os teus melhores aliados. São eles que te ajudam a definir os teus caracóis. Se gostas de espumas, também é uma opção, mas a mim sempre me secou mais o cabelo.
Quando sais do banho, retiras o excesso de água e aplicas uma quantidade razoável de produto. Com as mãos vai "amassando" os caracóis, para estimular as ondas. Podes também optar por secar o cabelo com difusor, de forma a estimulares mais os cachos.

Outro produto que acho essencial é o sérum. Os cremes ajudam a hidratar, mas os óleos vão ser óptimos para as tuas pontas, evitando que ressequem.

Tens boas opções de creme para pentear no supermercado: o Hidra Caracóis da Fructis funcionou muito bem comigo e o antecessor do Caracóis Nutridos da Elvive também. O Óleo Extraordinário da Elvive é uma boa alternativa em relação ao Mythic Oil da L'oréal Professionnel. Ambos são muito bons, mas o primeiro é mais barato.


Outras dicas:

- Se o teu cabelo tem muitos nós e frizz, penteia-o no banho. Aplica uma quantidade generosa de condicionador e desembaraça-o. Desta forma vais evitar desfazer os caracóis depois de saíres do banho.

- Desembaraça primeiro as pontas e só depois vais subindo. Para além disso opta por pentear com pentes largos (os de madeira são melhores) ou com os próprios dedos. Eu dou-me bem com a escova tangle teezer, mas nem todas as meninas de cabelos encaracolados gostam.

- O teu cabelo é muito seco? Aplica uma boa quantidade de óleo de coco antes de tomares banho. Vai ajudar a cuidar do teu cabelo.

- Utiliza um corte adequado para o teu tipo de cabelo. O corte errado pode fazer com que os teus caracóis não se formem devidamente ou que fiquem demasiado volumosos.

- Se secares o cabelo, não te esqueças de utilizar um protector térmico.

- Esta é óbvia mas mesmo assim vale a pena referir: nunca penteies o cabelo quando ele estiver seco!

- Se o teu cabelo fica todo sem jeito quando te deitas tens duas opções: dormes com tranças largas (não apertes muito o cabelo!) ou de manhã humedeces um pouco o cabelo e modelas os caracóis com as mãos e um pouco de creme para pentear.


Espero que as dicas tenham sido úteis! Contem-me nos comentários quais as dicas que utilizam, para que possa haver uma troca de experiências maior :)

Beijinhos,




23 comentários:

  1. Eu cá tenho o cabelo muito liso...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das dicas. De facto, o cabelo encaracolado dá uma trabalheira, dá-me cabo do juízo!
    Sigo quase todas as dicas, mas por acaso eu não uso champôo para cabelos encaracolados, uso para cabelos lisos. Acreditas que quando eu usava champôo para cabelos encaracolados ele ficava-me todo "erguido" e com um aspeto horrível? Mudei para champôo para cabelos lisos e agora fica com os caracóis bem definidos. Comigo resultou assim.
    Mas de resto excelentes dicas :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. excelente post com boas dicas.. Quem tem cabelo encaracolado realmente tem de ter bastante trabalho para cuidar dele..
    beijinho

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  4. O meu cabelo é completamente liso e sempre sonhei ter caracois. Há cerca de 8 anos comecei a fazer ondulações mas notei que me foi estragando muito o cabelo e agora deixei-me disso a ver se ele melhora. Mas o grande sonho da minha vida era ter caracóis!

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia:)
    Tudo Bem?
    Adoro o post:)
    Bom Fim De Semana:)
    Bjs Open Kloset
    Snapchat:OpenKloset
    Novo Post:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/real-abadia-congress-spa-hotel.html
    Instagram:@openkloset

    ResponderEliminar
  6. As dicas parecem-me ser muito boas. Eu apesar de ter o meu cabelo meio-encaracolado meio-com jeitos, por ter muito volume, acabo por esticá-lo com muita frequência, pelo que acabo por não fazer muito para manter os caracóis.

    ResponderEliminar
  7. Meu cabelo e meio ondulado e ah dias que adoro mas o que mais gosto de ver meu cabelo e liso
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  8. O meu cabelo é liso e eu adorava ter caracóis! Nem sequer me dou ao trabalho de encaracolar pq ele alisa logo a seguir. Sim, vou ser daquelas pessoas que vai dizer que prefiro a versao de caracois :P ms sou suspeita eheh

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Excelente post! Apesar de não se aplicar a mim gostei bastante de ver as sugestões
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Boas dicas! Gosto do teu cabelo antes e depois do alisamento!

    beijinho,
    Sara

    ResponderEliminar
  12. Gostava do teu cabelo antes, mas atualmente também está super bonito. E acredito que dê menos trabalho :)

    http://www.mykindofjoy.com/

    ResponderEliminar
  13. Que saudades tenho dos meus caracóis.. Mas desde que cortei o meu cabelo.. quero-o cada vez mais curto!!! É um vicio!!!

    ResponderEliminar
  14. os meus primeiros recebidos da novex vão ser entregues amanhã, espero que me hidratem este cabelo tão dificil

    ResponderEliminar
  15. Acho o teu cabelo muito bonito, tenho que ser sincera! :P mas quem tem que se sentir bem o seu cabelo és tu, óbvio! Existe um grupo no facebook sobre o cronograma capilar e foi por lá que aprendi que só devemos falar somente a raiz e com o que vai caindo no banho (tipo o sabão a escorrer no cabelo) é com isso que lavamos as pontas... a verdade é que tenho passado a fazer assim e também falam muito nos shampôs sem sal! Mas gostei imenso do teu post, super completo :D
    Eu tenho o meu ondulado assim com caracoís e adoro, se bem que também gosto de me ver com ele liso mas prefiro sem dúvida o meu cabelo natural :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Achei super interessante o teu post, e de certeza que vai ajudar muitas meninas :)
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro cabelos ondulados! Acho que dão um super fierce e de diva! *.*
    Adorei as dicas!
    Beijinhos
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. tens razão, temos mesmo de elogiar os teus caracois...são lindos! Tenho de experimentar a gama Afro da Embeleze e testar os meus caracóis ehehe
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blospot.pt

    ResponderEliminar
  19. Há cabelos muito difíceis e o meu é um deles!!

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Quem diria que o alisamento podia alterar tanto a natureza de um cabelo! :o Acreditas que não consigo pentear o meu cabelo do meio para baixo? Não sei porquê, mas demoro sempre o triplo do tempo!
    Beijinhos

    www.andybefashion.com | Facebook | Instagram | Snapchat

    ResponderEliminar
  21. Realmente o cabelo encaracolado dá um trabalho dos diabos! Sigo todas e mais algumas estratégias que já vi e li em vários blogs e revistas. Ainda assim, quando decide acordar de 'mau humor' ninguem o domina XD
    Mas eu gosto muito do meu cabelo volumoso e cheio de vida, não seria capaz de fazer uma progressiva no cabelo..

    Beijinhos! http://wherebelong.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. São dicas realmente muito importantes. Devias partilhar mais esta publicação, pois está muito boa! :D

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥