Dicas de organização para bloggers

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Olá meus queridos, tudo bem convosco?
O post de hoje vai ser bastante diferente do habitual. Geralmente não dou dicas de organização, porque eu própria sou tudo menos organizada. No entanto, cheguei a um momento em que percebi que se não começasse a organizar e planear, o meu blog seria simplesmente um desastre. Como tal, hoje deixo-vos algumas dicas que me ajudaram e que considero fundamentais :)




Aproveita os dias/horas em que tens tempo livre
Aproveita as alturas em que tens algum tempo livre e pensa no que pretendes fazer no blog num futuro próximo. Depois, apenas precisas de escolher os dias em que costumas ter mais tempo livre e aproveita-los para escreveres e agendares os posts.

Utiliza uma agenda/caderno
Esta dica vem complementar a anterior. Se utilizares um caderno vais ver que é muito mais fácil manteres o teu blog actualizado. Aqui poderás escrever todas as ideias que vais tendo ao longo do dia, sem correres o risco de te esqueceres de alguma.
Para além disso, planeando os posts numa agenda, estás a assumir um compromisso contigo próprio, fazendo com que tenhas mais vontade de cumprir. Planear os posts foi algo que me ajudou bastante. Quando olho para a agenda e vejo a calendarização sinto um dever maior de actualizar e não falhar com os meus leitores.


Classifica as tarefas por prioridades
Ter um blog é muito mais do que escrever um post e lançar. Envolve todo um trabalho de pesquisa, de fotografar, filmar, etc. Organiza estas tarefas por grau de prioridade e coloca-as na tua agenda. Se precisares da ajuda de outras pessoas, para fotografar por exemplo, tem também em conta a sua disponibilidade. Assim será mais fácil estabeleceres a tua calendarização.

Diz não à preguiça!
Sim, eu sei que é difícil trabalhar no blog quando se chega a casa cansado. Por isso mesmo, aproveita para descansares um pouco quando chegares, faz as tarefas domésticas ou escolares, mas não te deixes dominar pela preguiça depois disso. Se definiste que nesse dia irias trabalhar para o blog, não adies. Quando deres por isso acumulaste imenso trabalho e vai custar-te ainda mais a pôr tudo em dia.


Retira um tempo para responderes aos teus seguidores
Todos nós sabemos que quando o tempo escasseia é difícil cumprir este passo. No entanto, tira pelo menos um dia da semana para tentares responder aos teus leitores e visitar os seus blogs (caso os tenham). Lembra-te que se as pessoas tiram um minuto das suas vidas para apreciar o teu trabalho, também deves reservar um tempo para lhes agradecer.
Pessoalmente, muitas vezes falho neste aspecto, mas sempre que posso respondo. Escrevi esta dica para me obrigar a mim própria a organizar-me melhor também :)

Ultrapassa as dificuldades
Vão certamente existir dias em que nada parece estar a correr como queres. O post não sai como querias, não conseguiste fotografar ou, se conseguiste, não ficou bem, entre outras dificuldades. No entanto não desanimes nem te deixes abater. Se hoje não correu bem, amanhã certamente será melhor :)

Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.


Espero que tenham gostado deste post :)
Beijinho,

74 comentários:

  1. Gostei das tuas dicas
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. Hello from Spain: great tips. Keep in touch

    ResponderEliminar
  3. Achei este post bastante interessante.
    Parabéns pelo post!
    beijinhos
    chicrebelde.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do teu post Daniela, principalmente o itém de retirar tempo para responder aos seguidores...eu respondo sempre por que também gosto que me façam o mesmo, Aliás, já deixei de seguir blogs pelo simples facto de não em responderem. Não têm de me seguir obrigatóriamente de volta, mas acho agradável qaundo me respondem, como tal também o faço ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião Miss :)
      Quando alguém nos faz perguntas acho que é essencial responder. E mesmo quando não fazem, acho que fica bem visitarmos o blog dessa pessoa e mostrar também o nosso apoio. Até porque sem este processo de interacção isto era tudo tão vazio.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Recomendas alguma agenda/planner?
    With love,
    http://bordeaux-is-the-new-black.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica :)
      Olha, eu acho que a agenda é algo que depende muito dos nossos gostos e da forma como nos organizamos melhor. Eu, por exemplo, não consigo trabalhar com as agendas tradicionais porque sinto falta de espaço para escrever outras coisas. De qualquer forma vou-te dar três exemplos de géneros diferentes:

      - Bullet Journal: Se procuras uma opção onde podes ter agenda e ao mesmo tempo caderno para ideias, este é um óptimo conceito. A Daniela Gandra tem um vídeo onde percebes como funciona (https://www.youtube.com/watch?v=GjQwyXKtQlw)

      - Agendas tipo filofax: aquelas agendas em que colocas recargas também são uma boa opção. Continuas a poder associar a agenda e o espaço para ideias.

      - Agenda tradicional: se queres uma agenda tradicional, mas com um design original, a do Mr. Wonderful é bastante fofinha.

      Espero ter ajudado :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Ajudaste querida! Já andei a pesquisar, nunca tinha ouvido falar do bullet journal, mas já vi o vídeo e percebi o conceito e é uma ótima ideia! Muito obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  6. óptimas dicas, sem dúvidaaaa :) gostei do post!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post!
    Desde que comecei a andar com a agenda tornou-se muito mais fácil planear os posts e as fotografias.
    Beijinhos =)

    http://pinkivorymakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também. Eu sou muito desorganizada e tinha dificuldades em fazer as coisas, caso não estivessem escritas. Agora sei sempre o que tenho para fazer e quando :)

      Beijinho

      Eliminar
  8. Adorei!
    Muito útil.

    Bjs, <3
    www.juntasearrumadas.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. O ponto de anotar sempre as ideias é bastante importante! Costumo utilizar imensos post it para isso e outro tipo de anotações, tenho o quarto cheio ahaha de outra forma acabo por me esquecer.

    The Brunette Lingerie



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas. Eu sou daquelas pessoas que não escrever, vou acabar por me esquecer. E depois lembro-me que tive uma ideia, mas nunca mais vou saber qual foi. Portanto, escrever não pode falhar :)

      Beijinho

      Eliminar
  10. Olá Daniela,
    Como vai?

    O seu blog é um charme, adorei as dicas tbm.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  11. Não dispenso a minha agenda e as minhas listas, mas confesso que às vezes a preguiça ataca-me.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando somos preguiçosas, é difícil combater a 100%. Estou a ver que isto é problema do nome Daniela :P

      Eliminar
  12. Tens aqui um post bastante útil.
    Eu lá mantenho as minhas coisas organizadas, ainda que às vezes de um certo modo confuso, porque tenho rascunhos de posts espalhados por tudo o que é gadget e papéis que tenha disponiveis. Eu por acaso prefiro deixar a preguiça vencer-me, porque já sei que de outro modo iria estar a trabalhar para o blog mas quase como que contrariada. E assim aproveito os momentos mais livres para fazer o dobro (ou mais) do trabalho.

    R.: por acaso isso é um dos aspectos que eu mais gosto acerca da Burberry. É luxo sem dúvida, mas um luxo fácil de usar no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu compreendo-te. Mas eu adio, simplesmente porque sou preguiçosa. Quando começo a fazer, até faço com gosto. Por isso tenho noção que me posso "obrigar" um pouco.

      Beijinho

      Eliminar
  13. Ai a preguiçaaaa! Mas tento sempre visitar os blogs das pessoas que sigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, mas às vezes estou mais tempo ser ir do que devia

      Beijinho

      Eliminar
  14. Ótimas dicas :)

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. "Diz não à preguiça!" Ensina-me, por favor!!! Vivo esse dilema desde que nasci! :D
    Beijinhos
    Blog La Petite Dani | Instagram | Snapchat: danielavroch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii Daniela, acho que preguiça deve ser um problema associado a pessoas com o nosso nome haha
      Eu tento corrigir-me, mas deixa que às vezes sou terrível :P

      Beijinho

      Eliminar
  16. Que óptimas dicas. Na parte dos "seguidores" confesso que no inicio ainda respondia a todos os comentários! Agora tenho selecionado alguns princilpamente se me fazem perguntas ou não entenderam algo que tenha escrito! Isto porque prefiro ir ao blog de cada pessoa (se o tiver) e dar o meu contributo dessa forma apreciando o que escrevem e comentando lá sobre o mesmo). Acho que toda a gente sabe o quanto ficamos felizes por ler o que escrevem e agradecidas e que a forma de mostrar essa gratidão já que o tempo é escasso é visitar e comentar nos seus blogues sobre as suas publicações.
    Mas claro que se me fazem uma pergunta directa respondo no meu blog :)
    Acima de tudo, temos de aprender a melhorar e a aperfeiçar ...e para isso estes posts também são muito importantes:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisa, primeiro que tudo, obrigada pelo teu comentário :)
      Sim, concordo com o que dizes. Quando digo responder também me refiro mais ao facto de responder às perguntas e de visitar os blogs que me visitaram. Há pessoas que sigo e gosto de comentar e sabe-me sempre bem quando as mesmas aparecem no meu e deixam as suas opiniões. Involuntariamente acaba por me fazer ter um maior interesse naquele blog pela troca comentários construtivos que se estabelece.

      Beijinho

      Eliminar
  17. Amei as dicas.
    Beijoos. ❤
    http://amordeluaazul.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. Gostei das dicas :)
    Tens alguma ideia para tratar "a preguiça"? eheh
    Eu tenho um caderno onde vou anotando ideias, posts, só assim tenho conseguido organizar me.
    Beijinhos
    achamarrita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Silvia :)
      Quando nós somos preguiçosos, há sempre uma ou outra situação em que vamos ceder.. é inevitável porque isto nunca se cura. Para mim, o meu truque é pensar nas consequências da minha preguiça. Com a faculdade nunca funcionou, mas com o blog até tenho sido bem comportada haha
      O caderno com as ideias é uma óptima forma de organização e, se fores dando datas a essas ideias, acabas por estabelecer um compromisso contigo própria. Tenta acreditar que tens realmente que cumprir essas datas e que se não fizeres, o teu trabalho acumula e torna-se mais complicado. É isso que tento fazer.

      Beijinho

      Eliminar
  19. Excelentes dicas <3 Tenho a certeza que ajudarás imensas pessoas :)

    Beijos, Arco Íris num Batom

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas, já ponho em prática quase todas :)
    Beijinhos

    amakeupdream.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Adorei o post! Dicas muito uteis! Sigo quase todas e ajuda imenso porque acabamos por criar um compromisso com o blog. Beijinhos
    http://yourownstyleportugal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Amei o teu post ! Aliás mega fã !! Vai ajudar-me imenso, alias como viste ainda sou pequenina neste meio, por isso sei que ainda tenho um longo percurso a percorrer :) Mas com trabalho e ORGANIZAÇÃO tudo se consegue um beijinho enorme !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua opinião. É muito bom saber que as dicas foram úteis :)

      Beijinho

      Eliminar
  23. Adorei o post é sem dúvida muito útil!
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas! Se as puser em prática, de certeza que terei um blog melhor... Mas não tão bom como o teu!
    Adoro o teu blog, mesmo!
    Beijinhos,
    Red Lips Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohh, muito obrigada pelo teu comentário Inês :)

      Beijinho

      Eliminar
  25. Excelentes dicas Daniela!! :)

    http://atrapalhonadossaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Adorei as dicas :D
    Eu tento sempre fazer isso tudo, mas confesso que ás vezes é difícil.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, nem sempre é fácil cumprir.
      Obrigada pelo comentário Beatriz :)

      Beijinho

      Eliminar
  27. Boas dicas!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Boas dicas! Agora não tenho tido grande tempo para responder aos meus seguidores mas sempre que posso faço-o, nunca me esqueço, é tão fundamental *.*
    Quanto às outras dicas estou sempre organizada :p eheh

    Beijinhos querida, bom fim-de-semana :)
    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te bem Carolina. Não é nada simples ter tempo para responder. Eu às vezes também falho, mas sempre que posso faço-o :)

      Beijinho

      Eliminar
  29. Adorei o post minha linda!
    Identifico-me muito com este tema e com o post em geral porque estou sempre a falar de organização no meu blog, é mesmo esta a ideia que tento passar às minhas seguidoras ihihih

    Beijinho no coração,
    Vera, autora do blog Miss Independent.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vera. Tu tens dicas excelentes no teu blog, logo é muito bom receber um comentário teu a elogiar este post :)

      Beijinho

      Eliminar
  30. Gostei imenso das dicas! Eu, desorganização em pessoa, preciso de todos os conselhos possíveis :)
    Beijinho!

    www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou muito desorganizada. Se não me forçar a ter "regras" sou terrível

      Beijinho

      Eliminar
  31. Só dicas úteis. Odeio quando me deixo corromper pela inércia e a desorganização!

    ResponderEliminar
  32. Fiquei super surpreendida ao ler o teu post, porque consigo identificar-me com todos os tópicos, e nunca pensei ser possível!

    beijinho,
    sara

    ResponderEliminar
  33. Adorei as dicas! Confesso que peco um bocadinho na preguiça. Acordo às 6h e quando chego ao final do dia já não tenho grande cabeça para responder a comentários, por acabo sempre por acumular imensos!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  34. Óptimas dicas! OBrigada :)
    E a preguiça às vezes domina :'(

    ResponderEliminar
  35. Ótimas dicas Girl!!! A maioria consigo cumprir mas o que realmente tenho mais dificuldade é responder aos comentários e comentar outros blogs! como é dificil fazer isso no tablet ou no telemovel acabo por deixar andar e não respondo em tempo útil! Fico bastante aborrecida pois acabo por não dar atenção a quem teve a simpatia de deixar uma opinião no meu post!
    Apesar disso já identifiquei este meu "calcanhar de Aquiles" e vou tentar melhorar! ahahah
    Beijinhos
    Raquel Addicted To|Facebook|Instagram|Zomato

    ResponderEliminar
  36. Excelentes dicas. Adorei =)

    Bjnhs

    www.aburguesa.pt

    ResponderEliminar
  37. Raquel sou tal e qual como tu... Vou também tentar melhorar lol Bjnhs para ambas.=)

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥