Pequenos detalhes mais saudáveis

domingo, 10 de agosto de 2014

Nunca fui uma pessoa muito saudável. Quer dizer, nunca tive problemas de saúde, mas a verdade é que tenho uma péssima alimentação. Sou demasiado desleixada comigo e como sou magrinha a situação fica ainda mais descontrolada. Porquê? Porque quando temos tendência a engordar, costumamos ter mais cuidado com a nossa alimentação, mas quando não engordamos, acabamos por achar que podemos comer tudo e que nada nos irá fazer mal. Como é óbvio, as coisas não funcionam assim.
Desde pequena que tenho o problema de não conseguir tocar na maioria dos vegetais, alguns porque enjoei, outros porque nunca gostei. Só por aí, já estou a prejudicar imenso a minha saúde. Para a ajudar à festa, embora goste bastante de fruta, tenho tendência a ser desleixada e comer pouca.

Nos últimos tempos, tenho tentado modificar a minha situação. Para além de ter começado a estabelecer um limite mínimo no consumo de água, comecei também a inserir na minha alimentação as sementes, a aveia e a regularizar o consumo de fruta. E como é que eu consumo estes alimentos? Na maior parte das vezes misturo com iogurte, sendo que quem segue o meu instagram, certamente já tem visto algumas fotos dos meus petiscos. São simples de fazer, são completos e tiram-me a fome. Ora vejam:

Base 1: Iogurte com aveia

Esquerda: chia + morangos / Direita: manga

Base 2: Iogurte com granola

Esquerda: morangos e raspas de chocolate / Meio: amoras / Direita: banana

Acima de tudo são saborosos o que me ajuda a substituir todas as bolachas que eu devorava e que pouco ou nada me alimentavam. Não tenho objectivo de emagrecer (bem pelo contrário!), quero é poder juntar alimentos mais saudáveis e que completam a alimentação.
Quanto à água, tenho tentado beber 1 litro por dia. Sei que ainda é abaixo do aconselhado, mas tendo em conta que eu pouco ou nada bebia, tive de começar aos poucos. Quando posso e me lembro, faço ainda caminhadas ou alguns exercícios que fortaleçam os meus músculos.
Não é muito mas aos poucos estou a tentar ter mais cuidado comigo própria, porque se eu não o fizer, ninguém o vai fazer por mim :)

E vocês, que cuidados costumam ter?
Beijinho,

26 comentários:

  1. Eu também tenho sido um pouco como tu, o problema é que eu engordo. Estava com 62 kg (o que não é nada demais) mas para quem sempre pesou 55 kg foi uma mudança drástica! Desde que parei de fazer desporto à 4 anos atrás fiquei mesmo desleixada e agora estou a mudar os meus hábitos. Em menos de 4 semanas perdi 4kg só com a alimentação, deixei de comer iogurtes e bebo leite muito raramente, o pão também cortei bastante, como sopa todas as refeições e reduzi bastante nas massas/arroz como na carne. Tento comer mais peixe, verduras e saladas e tento não pensar em doces, e salgados...A água agora está bastante presente na minha alimentação, o que antes era raro :)
    Muita força e beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. O meu problema é mesmo não beber a água que devia. Já estive pior!
    E as férias foram a desgraça. Quem resiste à papinha da mãe!? :)

    Agora quero retomar os cuidados que tinha antes.

    Beijinho!
    Ps.: convido-te a conheceres o meu blogue, se gostas de viajar!

    ResponderEliminar
  3. Também costumo comer iogurte com fruta e aveia! É delicioso e ficamos com o estômago bem composto até à próxima refeição! Também tento sempre beber pelo menos 1,5L de água por dia, o que não é difícil depois de nos habituarmos. Por acaso adoro vegetais e fruta! E não consigo passar sem o seu consumo. Como em média 3 peças de fruta por dia e por norma todas as refeições são acompanhadas por vegetais! Acredita que é mesmo uma questão de hábito. Depois vai é custar-te comer comidas mais pesadas e mais gordurosas...eu noto isso!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho esse problema das bolachas! Não as consigo evitar! Mas a primeira imagem parece ter mesmo muito bom aspecto e de ser muito bom, talvez irá ser as minhas novas bolachas! ;)
    Beijinhos
    http://something-over.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada linda :)
    Não conhecia esses frutos/ sementes! Chia e granola nunca tinha ouvido falar haha

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho o mesmo problema de beber pouca água e de comer pouca fruta. Houve uma altura que conseguia beber um litro por dia mas depois acabei por enjoar a água (sim, é muito esquisito!). E adoro fruta com iogurte mas as sementes não me convencem muito... Há algum tipo de sementes que não tenha um sabor assim muito enjoativo para começar a experimentar?
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Também tenho esse problema. Como não tenho tendência para engordar por vezes sou um pouco desleixada mas adoro frutas e estou a aprender a gostar de legumes e saladas :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda em eu eu sei controlo o que eu como,adorei as dicas!Adorei o seu blog
    Estou seguindo, se puder me segue?
    Lá tem Seguidores, Fan Page, Lookbook, Instagran e Twitter para você seguir, se você quiser!
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Já tinha visto no instagram e, inclusive, fui fazer uma taça para mim numa vez.eheh Fazes muito bem e olha que incentivas outras pessoas :)

    bjnho
    troughthelace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adorava saber onde se compra granola, já ouvi falar montes de vezes!
    -xoxo-
    http://darkchoices.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que óptimo aspecto que isso têm :)
    Tenho que experimentar com banana.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tento ter cuidados diários, comer vegetais (nem que seja na sopa e salada!), comer peixe e carne em quantidades iguais, lacticínios suficientes por causa do cálcio... mas nem sempre consigo! Há sempre aqueles dias que só como porcaria e geralmente é ao fim-de-semana...

    ResponderEliminar
  13. unhh tem imenso bom aspeto!
    r. Eu também não uso as lentes sempre, uso apenas quando saio com amigos a noite e assim :)
    Obrigada eu também já te estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  14. Essa coisa de beber agua vai muito de pessoa por pessoa, dizem que o aconselhável e no minimo dois litros mas na verdade você precisa tomar agua só quando você sente sede.. Conforme você vai tomando mais no dia a dia, você vai se acostumando hehe adorei as dicas, acho sempre difícil de fazer um acordo com o gostoso e saudável

    Beijimm
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Excelentes sugestões!!!!! Estou a gostar muito de seguir o teu blogue e já estou a seguir ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Adorei a iniciativa! devemos acima de qalquer coisa cuidar da nossa saúde.
    beijos,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Adoro as fotografias e adorava conseguir mas simplesmente, não consigo comer isso!
    Como a fruta e o iogurte mas as aveias, as bagas... faz-me confusão!

    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  18. Eu também sou super desleixada, mas mesmo assim ainda consumo uma boa quantidade de fruta e vegetais (ainda que talvez devesse ser maior). Eu quero ver se também faço algo assim do género, até mesmo para comer ao pequeno-almoço.

    ResponderEliminar
  19. Já vi que somos parecidas na alimentação xD Mas agora também estou a tentar ser mais saudável :)

    ResponderEliminar
  20. Eu super desleixada na alimentação, de vez em quando lá faço um esforço... mas tenho que fazer um esforço ainda maior!

    Blooming Flowers in July.

    ResponderEliminar
  21. Tenho optado quase sempre por estes pequenos-almoços ou lanches e tenho adorado a forma como o meu corpo reagiu. E estou exatamente como tu... No sentido de me tornar mais saudável :)

    ResponderEliminar
  22. Hmmmn, muito bom, vale a pena ter uma alimentação saudável

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderEliminar
  23. Que comidinha boa, adoro fruta com aveia :)

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥