Cursos profissionais - tudo o que precisas saber

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Olá malta, está tudo bem convosco?
Hoje trago-vos um post dedicado às pessoas que vão ingressar no ensino secundário e que precisam de mais informações sobre cursos profissionais. Espero que vos seja útil :)

O que é um curso profissional?

"Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o seu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local."

Como algumas de vocês já sabem, eu optei por esta via de ensino quando me espalhei ao comprido com duas disciplinas do curso de ciências e tecnologias. Perdi alguns anos, mas hoje não me arrependo.
Infelizmente os cursos profissionais continuam a ter má fama e muita gente pensa que são para "quem não quer estudar", o que está errado. Há óptimos alunos nestes cursos. O ensino profissional serve para formar pessoas numa determinada área de trabalho e não para alunos problemáticos!


Como se processa?

Este tipo de cursos possuí certas disciplinas com um programa igual aos restantes, como é o caso de português, inglês, educação física, etc. Tendo eu frequentado ambos os tipos de ensino, posso confirmar este facto.
A diferença em termos de aulas, é que neste tipo de curso, em vez de haver a divisão por períodos, há uma divisão por módulos. Cada disciplina é dividida em X módulos. Quando se termina um módulo, é dada a nota e passa-se ao próximo. Caso se chumbe a esse módulo, então teremos de fazer através de um exame.
Como estes cursos são para nos preparar para o mundo do trabalho, outra das componentes da nossa formação é um estágio de 420horas onde estaremos a fazer algo relacionado com o curso.
Por fim, no final do 12º (ou 3º ano), teremos de fazer uma prova de aptidão profissional, que irei explicar mais à frente.


Como se é avaliado?

Bem, como eu já expliquei em cima, nestes cursos somos avaliados por módulos. Cada disciplina tem um certo número de módulos que não podemos deixar em atraso. Para se concluir o curso, tem de se ter feito todos os módulos com nota positiva. Caso não consigam passar ao módulo, terão de ir ao exame desse módulo para tentarem concluí-lo. O ideal é nunca deixar módulos em atraso. Até porque se tiverem negativa num teste, geralmente o professor leva-vos a avaliação extraordinária, ou seja, um novo teste. Só se voltarem a tirar negativa é que ficam com o módulo por fazer.


Como funciona o regime de faltas?

Basicamente, vocês terão um limite de faltas por disciplina para os três anos. Esse limite vai depender de quantas vezes por semana têm a disciplina e assim. Mas resumidamente, se o limite de faltas para Português for 10, e vocês logo no primeiro ano derem 9 faltas, nos restantes anos já só poderão dar mais 1 falta.
Neste tipo de curso, as faltas justificadas também contam para o limite. Aqui na minha escola, quando se justificava a falta tinhamos por exemplo de passar o sumário e matéria do dia em que faltamos e só assim é que a falta "desaparecia" e deixava de contar.
Quando chumbam por faltas a uma disciplina, só poderão fazer os módulos que vos faltam através de exame.


Em que consiste a formação em contexto de trabalho/estágio?

Bem, o estágio não é nada mais nada menos que exercerem uma determinada profissão da vossa área. Se estiverem num curso de turismo, podem estagiar num hotel ou agência de viagens, num curso de markting, podem estagiar numa empresa de marketing, etc.
Este estágio tem a duração de 420 horas (sensivelmente 3 meses) e pode ser feito todo no mesmo ano (final do 12º) ou dividido em dois e feito no 11º e 12º ano.
No final do estágio, fazem um relatório que também irá contar para a nota e entregam ao vosso professor que orienta o estágio.
É sempre bom lembrar que este estágio fará parte do vosso currículo :)


Em que consiste a PAP?

Agora a parte mais difícil: o Projecto de aptidão profissional, mais conhecido como a PAP. Este projecto realiza-se ao longo do 12º ano e é composto por várias fases. Inicialmente escolhem um tema e fazem um ante-projecto onde apresentam os vossos objectivos e o que pretendem realizar nesse trabalho. Se for aprovado, então começam a trabalhar nisso. Este trabalho é bastante extenso, precisam de escolher um tema consistente e relacionado com o vosso curso e é essencial que escolham bem o tema, pois não o poderão mudar a meio.
Para além do trabalho em si, terão de o apresentar em power point a uma série de jurados, que irão ajudar a avaliar-vos.
É fundamental ter nota positiva na PAP, pois sem ela não concluem o 12º ano!


Pode-se prosseguir estudos após terminar o 12º nesta via de ensino?

Sim, pode. Apenas precisam de se candidatar aos exames nacionais como qualquer aluno. Aliás, em certos cursos do ensino superior, até têm preferência de entrada :)


Como calculo a média final do curso?


CF - Classificação final do curso
MCD - Média das disciplinas (arredondada às décimas)
FCT - Classificação do estágio (arredondado às décimas)
PAP - Classificação da PAP


E pronto, espero ter conseguido ajudar alguém... E quanto a quem não tem interesse por isto... desculpem a seca :P

beijinho,
Daniela

43 comentários:

  1. Gostava de ver as botas calçadas para ver como ficam.

    ResponderEliminar
  2. Bom post!

    Eu tirei um curso Prof.

    Em marketing, publicidade e RP

    depois acabei por seguir o mesmo curso mas na faculdade.

    E acredita, o curso profissional é muito completo. E deu me uma grande e boa bagagem para a licenciatura.

    Era notória a diferença entre mim (e outros colegas vindos do prof) entre os que saiam directos do 12º para ali!

    Então depois da PAP, nem se fala!

    Tive 20 valores e recordo com saudades esses 3 maravilhosos anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Neuza, os meus professores diziam-me o mesmo, que nós para a faculdade já levávamos vantagem em relação aos outros estudantes. E é verdade, a PAP prepara-nos muito bem para fazer qualquer trabalho da faculdade (na minha opinião claro), visto que já é um trabalho mais avançado do que qualquer outro do secundário. Eu tive 15,6 simplesmente porque fui preguiçosa e deixei para a ultima e a minha professora de estágio tramou-me nessa parte. Porque de resto elogiaram muito o trabalho e a própria atenção. Mas enfim, com os erros se aprendem :)

      Eliminar
  3. Gosto tanto das botas! Quanto custaram? E onde?


    Beijinhos, http://wehaveefreedom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz o secundário pela via normal e nem sei se na minha área (ciências) há outra hipótese!
    Antes de ler o post, já tinha ideia que tinhas adquirido as botas e pelos vistos adivinhei! hehe *

    ResponderEliminar
  5. são muito giras as botas :D
    boa compra
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá!!

    O quanto eu já babei por essas botas!! Mas o preço é um nadinha amargo... acho que vou esperar para ver se aparece alguma promoção ou se ainda as apanho em saldos!

    Beijinhos
    http://makeupbox-maria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. As botas parecem ser muito giras :)
    Visitem, sigam e comentem http://fashion24hpt.blogspot.pt/ ;D

    ResponderEliminar
  8. Adoro as botas, são lindas mesmo, já andava de olhos nelas...

    ResponderEliminar
  9. Óptima compra! As botas são muito giras :)
    http://consuminimo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Por aquilo que dizes, tem bastantes semelhanças com o ensino superior e se calhar quem vem desses cursos não estranha tanto ! Infelizmente ainda tem muito o estigma colado de maus alunos : / Mas pelo que sei, vocês não tem qualquer preparação para os exames de entrada na faculdade não é ? Falo disto porque conheço quem tenha andado um ano em explicação de Matemática A para poder fazer o exame...

    http://www.thediariesofmissbad.pt/

    ResponderEliminar
  11. as botas sao engraçadas, mas não fazem o meu estilo, a segunda parte não se aplica a moi =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  12. gostei imenso das compras, em breve vou fazer 1 curso profissional de esteticismo no IEFP mas sem equivalencia a nenhum nível de escolaridade pois já tenho o 1º ano da universidade.

    Beijinhos :)

    Sónia,
    http://ladystudio.pt/blog/

    ResponderEliminar
  13. eu admito que não tinha boa opinião desses cursos, porque me pareciam facilitados e, por isso, injustos para os outros. Entretanto, já fui mudando de ideias :)

    ResponderEliminar
  14. As botas são lindas :D A coleção de Inverno veio para dar cabo de nós ahah
    A minha irmã vai este para um curso profissional e deve ser uma das melhores opções que ela vai tomar. Para além de ser uma área com boas saídas vai ter estágio nos dois últimos anos. Vai sair de lá uma pró :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. adoro as botas, devem te ficar a matar <3 o meu namorado tirou um curso profissional e por o que percebi so diferencia do secundario "normal" é o ensino se basear por modulos. de resto, tudo igual ;)

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelo comentário no meu blog :) sim não arrisques a fazê-lo em casa, não é a mesma coisa e nem sempre se tem os devidos cuidados.

    Adoro as botas são lindas!!!
    Em relação aos cursos profissionais, acho que o nosso país tem muita falta de técnicos, a maioria dos jovens são licenciados, mas nos tempos que correm o peso da licenciatura já não é o que era!
    Eu sou uma técnica, estou numa escola profissional! Tive a PAP que me tirou horas e horas de sono e muito suor do corpinho (ahahah), estagiei na Visão. Terminei há 3 anos e já dei mais ao corpo do que muito licenciado que terminou o curso!
    Tenho muito orgulho em ser uma técnica profissional.


    participa no giveaway no meu blog, termina hoje: http://joanadesousaphotography.blogspot.pt/2012/08/chicnova-giveaway-internacional-voucher.html

    LOVE,
    JS photography

    ResponderEliminar
  17. Adoroooo as botas :D
    Não optei por um curso profissional porque sempre quis tirar o curso "comum" de ciências e penso que me irá ajudar imenso nos exames (porque quero tirar um curso superior...ciências farmacêuticas) e então para química e biologia vai-me ajudar bastante.
    No entanto, confesso que ciências é um terror...então química e matemática são simplesmente horríveis e depois de perdermos o rumo, dificilmente conseguimos recuperar :x
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. as botas são mesmo lindas! já começo a sentir saudades da roupinha quente nunca estamos bem lol no inverno queremos quente para usar a roupa de verão e no verão as roupas de inverno
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  19. Adorei as botas!!!

    http://fashionandcoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Eu queria tanto essas botas, mas as mais claras, são tão lindas *____*

    Beijinhos ♡ http://hello-strawberryswing.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Realmente, há pessoas que ainda continuam a ter visões estúpidas em relação a muita coisa e, como disseste, os cursos profissionais são um desses casos. E se for preciso, quem sai desses cursos (indo para o Superior ou não) consegue uma maior empregabilidade do que alguém que vá pelos cursos científico-humanísticos no Secundário. É que já têm a vantagem de terem feito um curso de especialização num área. E, além do mais, qualquer país precisa mais do que simples médicos, advogados ou engenheiros: se só existissem estas pessoas estavamos bem agarrados. Não conhecia quase nada sobre estes cursos, mas nunca pensei que a média fosse assim "tão complicada" de se fazer. Eheheh estou mais habituada a juntar-se as notas finais das disciplinas e a dividir-se pelo total delas :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito das tuas princesas :)
    Eu acho que os cursos profissionais até tem bastante aspectos positivos pois o ensino é focado mais na àrea que realmente interessa às pessoas e não há tantas teorias desnecessárias.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Eu fiz um curso profissional remonerado e aconcelho a todas as meninas!
    Quanto aos meus creepers lindos eu amo! Ja antes de eles entrarem na moda, ja os tinha <3 e claro todos nos temos gostos diferentes*

    ResponderEliminar
  24. adorei as botas, infelizmente 35's nem vê-los :/

    em relação aos cursos profissionais se é isso que queres o que deves fazer é mesmo ir por aí, eu queria ir para comunicação e multimédia mas infelizmente os meus pais não concordaram, queriam outra coisa para mim. vê só, agora, com o 12 "feito" no curso de ciências e tecnologias tenho de ficar mais um ano para fazer o raio da matemática que só me complicou a vida, e para quê? para daqui por um ano entrar em comunicação e multimédia na universidade. lool

    os cursos profissionais na minha opinião são perfeitos para as pessoas que sabem aquilo que querem, começam com isso desde cedo o que é melhor para eles.
    boa sorte para este ano c:


    vou seguir, visita o meu e se gostares segue de volta
    http://makesomethingawesome.blogspot.com

    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Sendo que já passei a fase dos cursos profissionais aos anos, refiro-me apenas ás botas.
    QUE LOUCAS :D

    ResponderEliminar
  26. - obrigada por seguires c:

    eu fiquei com física e química para trás também ( isto trama-nos a vida ) no último ano letivo ( 12 ano ) consegui matricular-me e fazer ao mesmo tempo que fazia o 12 ano. este ano vou fazer matemática para o ensino recorrente porque por impressionante que seja tive negativas na pauta nos 3 anos x)

    eu ponderei voltar atrás mas a vontade não era muita, estava a meio, pode ser que compense c:

    ResponderEliminar
  27. são tão giras, boa compra! :) já te sigo *

    http://petitsmorceauxdemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Concordo completamente contigo! Se há coisa que não gosto é o facto de eles estarem enclausurados! Ainda para mais há pessoas estúpidas que estão sempre a provocá-los o que me dá uma raiva que nem imaginas! Daí preferir as reservas naturais e espero um dia poder trabalhar numa!
    Pois, é tão bom estar pertinho deles! Adorei mesmo +.+
    Ohh, obrigada querida :3
    Adoreeeeeei as botas, lindas lindas!
    Boa sorte para a entrada na universidade, está quase quase :p
    Beijinhos grandes*

    http://freefallfeather.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. As botas são lindas :D

    Gostei imenso do blog, vou seguir :)

    ResponderEliminar
  30. Adorei as botas, mesmoo!!
    E concordo com a tua opinião.. Até acho que, principalmente para quem não pretende ir para a faculdade, esta é a melhor via, sem dúvida alguma!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  31. As botas são lindas!

    Gostei muito do texto sobre os cursos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. 1º de tudo, adorei as botinhas, também tenho de comprar umas :)
    2º estou completamente de acordo contigo em relação aos cursos profissionais! Pois eu também segui esse caminho e foi uma boa escolha!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Simplesmente acho que não conseguiria experimentar botas com este calor LOL
    Mas são beeeeeeeeeem giras!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥