À conversa com... Faz de conta bijus #2

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estive muito tempo sem realizar a minha rubrica, mas agora que o blog está de volta ao activo, aqui vai de novo. Hoje a entrevista é com a Laura da lojinha Faz de Conta Bijus.


- Como surgiu a ideia de criar uma loja e em que se baseou a escolha do nome? 

Olhando para trás, foi um percurso gradual. A loja não surgiu imediatamente quando comecei a trabalhar nas bijutarias. Na verdade, tudo começou há mais de cinco anos atrás, quando comecei a fazer artigos simples, com missangas, madeira e fimo (massa de modelar). Comprava o material na loja de uma amiga minha e entretinha-me a explorar os materiais. Comecei a usá-los e as minhas amigas cobiçavam-nos tanto que pediam que lhes fizesse acessórios também. Depois, as mulheres da minha família também começaram a usar, e a palavra foi passando, até dar comigo com caixas de material à minha volta e uma lista de encomendas a cumprir. Bastante tempo depois, criei um blogue (http://fazdeconta-bijus.blogspot.com/). Depois, comecei a trabalhar com outros tipos de materiais e a expandir a oferta e decidi criar o segundo blogue (http://caixa-ideias.blogspot.com/), exclusivamente para cartões, convites, etiquetas e afins. A verdadeira loja online foi a última a aparecer (http://fazdeconta-bijus.ninhodasideias.com/) e foi mais como uma necessidade de organizar os artigos todos e de dar às clientes a possibilidade de comprarem de forma rápida e eficaz, a qualquer hora do dia, e qualquer dia da semana. 
A escolha do nome Faz de Conta Bijus foi muito simples. Estava a atravessar uma fase difícil quando comecei as bijutarias e elas eram um escape para mim. Quando comecei a fazer os artigos disse para mim mesma: Faz de Conta que estou num sítio encantando, onde não há problemas e tudo é mágico… Naturalmente o nome ficou Faz de Conta Bijus. Assim, cada peça é encantada e tem uma história para contar. 


- Quantas pessoas trabalham para que seja possível a existência desta loja? 

Apenas eu. Muitas vezes preciso da ajuda de alguém (geralmente a minha mãe) para levar as encomendas ou ir buscar as caixas de material aos correios. Sempre trabalhei sozinha porque a inspiração é minha e gosto de ser eu a fazer absolutamente tudo. Desde a criação de uma peça até à sua embalagem e como é uma actividade paralela à minha profissão, consigo conciliar tudo. A loja online veio facilitar a gestão de tudo. 


- Podemos encontrar uma loja física onde possamos comprar ou só através do site? 

Tenho várias parcerias com lojas em todo o país. No entanto, a maioria, são parcerias confidenciais. Ou seja, as lojas encomendam-me determinados artigos exclusivos e vendem-nos com a sua marca. Outras parcerias são públicas e podem encontrar artigos meus em lojas em Aveiro como, por exemplo, a Verdesperto. No entanto, é fácil perceber que os artigos vendidos em lojas físicas ficam mais caros do que quando comprados directamente na minha loja online, além de que a personalização e a maneira de tratar o cliente é totalmente diferente. 
Recentemente tenho feito outro tipo de parcerias, com pessoas que gerem blogues ou sites de moda. Na verdade, é um tipo de parceria diferente e curiosa. Ajuda na divulgação e é interessante ver a reacção das pessoas quando entram no mundo Faz de Conta Bijus, pois já vêm com expectativas altas e eu tento ultrapassá-las! 


- Como é que as pessoas podem encomendar as suas peças favoritas e quais os métodos de pagamento? 

Para encomendar, há duas formas essenciais: ou vão ao blogue e apontam as referências dos artigos que estão disponíveis e que querem encomendar, enviando-me um email (faz_de_conta@hotmail.com), ou vão directamente à loja online (http://fazdeconta-bijus.ninhodasideias.com/), registam-se e escolhem imediatamente o que querem comprar, sem complicações e com muita rapidez! Os meios de pagamento disponíveis são por transferência bancária, paypal ou à cobrança. Os pagamentos feitos por transferência contam com os portes gratuitos (correio registado, entregue em mãos, para evitar extravios). Já à cobrança acresce um valor pouco simpático, devido ao registo e cobrança do serviço. 
Realço, ainda, que muitas vezes as clientes querem um artigo que já não se encontra disponível e que a maior parte das vezes é impossível replicar. Isto porque decidi, desde o início, que a exclusividade dos artigos é uma mais-valia. Ao contrário das marcas que fornecem mil unidades iguais e que mil pessoas andam com o mesmo acessório, eu decidi que, por serem artigos únicos e mais ninguém ter um igual, é mais interessante. Vinca a personalidade da pessoa que sabe que aquele artigo é SEU e marca a identidade da Faz de Conta Bijus que é diferente das demais marcas. 


- Qual é a maior fonte de inspiração para a criação das peças? 

Quase todos os dias me perguntam o mesmo e a resposta é sempre a mesma: não sei! A sério, sou facilmente inspirada. Adoro cores suaves, adoro materiais com texturas e cores diferentes… Adoro dar um toque Vintage às peças, porque as torna mais bonitas ainda. Basta-me estar rodeada de material e as peças começam a fazer todo o sentido para mim. Costumo dizer que há magia, pois as mãos trabalham tão rapidamente como o meu pensamento. As ideias surgem em catadupa e… a magia acontece! 


- Que tipos de artigos encontramos nesta loja? 

Na loja online encontram os artigos Faz de Conta Bijus e Caixa de Ideias em simultâneo. Encontram colares, pulseiras, brincos, porta-chaves, pregadeiras, ganchos para cabelos, anéis, enfim, tudo aquilo que uma mulher usa e que complementa o seu estilo diário. Por outro lado, encontram também cartões para várias ocasiões e etiquetas para dar um toque especial aos presentes que oferecemos. 


- Quais deles dão mais gozo de criar? 

Todos eles me dão gozo. Se houvesse algum que não me desse, deixava simplesmente de o fazer! 


- Uma mensagem para quem está a ler? 

Para quem ainda não é cliente da Faz de Conta Bijus, só tenho um conselho a dar: experimentem. Grande parte das minhas clientes tornaram-se há cinco anos atrás, quando comecei nestas aventuras. Tenho clientes em Portugal Continental, Ilhas e alguns países da Europa. Se ainda o são hoje, significa que estão totalmente satisfeitas e que o atendimento personalizado as agrada. Os artigos são exclusivos e como sou eu a fazer tudo, o tratamento é diferente de quando vamos a uma loja e somos apenas “mais uma cliente”. Os serviços que presto não terminam quando a compra é validada. Há um seguimento e uma responsabilidade acrescida. Além disso, também proporciono promoções atractivas e passatempos onde podem ganhar artigos e atestar a qualidade dos mesmos. São preços muito acessíveis e a qualidade é óptima! Experimentem e vejam por vocês mesmas :)

Para conhecerem um bocadinho mais de mim e das linhas, tornem-se fãs da minha página do facebook, mantendo-se actualizadas e criando uma ligação mais intimista: https://www.facebook.com/#!/pages/Faz-de-Conta-Bijus/142767132472989 


Que tal meninas? Já conheciam o trabalho da Laura? Eu confesso que ainda não conhecia todo, mas gostei imenso. Adoro estas entrevistas, fazem-me descobrir lojas e pessoas fantásticas :)

beijinho

12 comentários:

  1. Eu também, e sigo as dicas pois no Inverno os meus lábios secam por completo.
    Boa entrevista :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. epah eu já disse isto daniela, mas cada vez que eu vejo esta tua rubrica fico com desejos muito pouco simpaticos de Starbucks...=(

    eu adoro esre tipo de negocio, o que as vezes e irrita um pouco é quando ando em 2 ou 3 num dia e toda a gente usa o mesmo logo as peças são todas iguais...

    eu passei na lojinha...adoro o colar Candy Pink

    olha estou de sorteio no blog, participa se quiseres! =)

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela entrevista e pela simpatia :) Foi um prazer! ***

    ResponderEliminar
  4. Também eu :x mas como são peças que já não têm qualquer utilidade gosto de arriscar se ficar mal ao menos não se perde grande coisa :p

    Gostei da entrevista :D

    ResponderEliminar
  5. Já fui espreitar o facebook e adorei!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá :)

    Lançamos o nosso 1º Giveaway, participa se quiseres e gostares da oferta :)
    http://ohhyouprettythings.blogspot.com/2011/08/first-give-away.html

    ResponderEliminar
  7. - o meu problema é não conseguir juntar muito dinheiro principalmente porque não recebo mesada o dinheiro que os meus pais me dão é quando lhes peço para alguma coisa ;s

    ResponderEliminar
  8. - ai são mesmo, e devem ficar mesmo com ganga :b

    ResponderEliminar
  9. Esta rubrica é mesmo bastante boa. Conhecem-se lojinhas fantástica Daniela (:

    ResponderEliminar
  10. Gostei desta rubrica e foi da maneira que fiquei a conhecer essa lojinha!

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥